Sobre nós Diferenciais Nossa equipe Metodologia Nossas turminhas Central de projetos Fotos Na mídia

<< Voltar


OUTUBRO: O MÊS FOI TODO DELAS !

Na educação infantil, é difícil estabelecer um horário para a brincadeira e um horário para a aprendizagem.

Hoje sabe-se que a criança aprende brincando. O mundo em que ela vive é descoberto através de jogos dos mais diversos tipos que vão dos mais simples de encaixe às mais curiosas brincadeiras folclóricas. O jogo, para a criança, é o exercício e a preparação para a vida adulta. É através das brincadeiras, seus movimentos, sua interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades.

Sabedores, então, que brincadeira e aprendizagem andam juntas, e que em nossa escola elas são propiciadas diariamente, preparamos o mês de outubro com suas atividades preferidas para torná-las mais felizes!

    Dentro do nosso macro projeto “Fazendo Arte na Geração” iniciamos em outubro, mês das crianças, o trabalho com teatro, uma forma de expressão artística importante para o desenvolvimento dos pequenos na educação infantil.

    Nas brincadeiras de faz-de-conta, ou também conhecidas como jogos simbólicos, a criança consegue se expressar dramaticamente. Entretanto, a capacidade de expressão dramática não está presente na criança desde que nasce, é necessária uma capacidade de simbolização e de imaginação que ela vai adquirindo ao longo do seu desenvolvimento. O bebê, por exemplo, brinca com seu próprio corpo em uma tentativa de autoconhecimento. No primeiro ano de vida surgem as brincadeiras de esconde-esconde, tentando controlar e elaborar a ausência da figura materna.

    Aos dois anos a criança domina melhor seus movimentos e sua coordenação motora ampla, as brincadeiras preferidas são de esvaziar, encher, misturar e encaixar. Aos três anos os brinquedos são de criação, destruição e recriação, quando preferem geralmente materiais como terra, argila e massinha de modelar.

    Nessa fase já observamos brincadeiras de imitação, iniciando seu ingresso no mundo do faz-de-conta, onde costumam trocar de papéis em atividades que interpretam papai, mamãe e filhos, aprendendo assim as funções sociais. As histórias infantis também passam a estar presentes, com seus reis, rainhas e princesas.

    Na Geração Criança nossos pequenos têm a oportunidade de criarem situações de brincadeiras simbólicas em vários ambientes da escola: sala, pracinha e brinquedoteca. Além de poderem apreciar espetáculos teatrais produzidos pelas professoras ou por eles mesmos. Brincando, portanto, a criança é capaz de desenvolver sua imaginação, confiança em si mesma, autocontrole e capacidade de cooperação, tão importantes para a convivência em sociedade.

    Vejam alguns momentos de pura felicidade e diversão !

    Aula de movimento especial - na ACADEMIA

 

Clique nas fotos para ampliar

 
Prev12345Next


Av. Plinio Brasil Milano, 906
Higienópolis | Porto Alegre / RS
51 3337.9534 | 51 3343.1842

gcrianca@terra.com.br
www.geracaocrianca.com.br