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Na Educação Infantil o foco do trabalho é o desenvolvimento das estruturas mentais da criança, ampliando sua capacidade de pensar e agir. O professor tem como norte trabalhar os eixos da Educação Infantil: linguagem, artes visuais, movimento, música, matemática, natureza e sociedade, identidade e autonomia.

As estimulações para o desenvolvimento equilibrado acontecem em todos os níveis. Acompanhe o essencial de cada etapa em nossa Escola:

No Berçário I, a estimulação motora é a tônica. A continuidade acontece no Berçário II, onde também são realizadas atividades para desenvolver a memória, as percepções espaço-temporal, a visomotricidade, a linguagem e a coordenação motora.

As turmas do Maternal, por sua vez, são recebidas em um ambiente propício ao estágio simbólico de pensamento, etapa em que a inteligência se desenvolve através de jogos e imitações. É o período do faz-de-conta, da fantasia, da capacidade de representação, da construção da linguagem. Os alunos desenvolvem o grafismo, o pensamento lógico-matemático e lingüístico com jogos e materiais específicos, a partir dos desafios propostos. É neste período que tem início o processo da leitura e escrita.
No Jardim , as atividades desafiam o raciocínio do aluno e exploram a curiosidade desta faixa etária, quando tem início o respeito a regras simples e o reconhecimento às diferenças do outro, preparando-se para a leitura e escrita.

Alfabetização e Letramento

A GERAÇÃO CRIANÇA propõe uma ação pedagógica para a alfabetização dos alunos, acreditando que eles se apropriam das linguagens oral e escrita para usá-las de forma significativa nas suas relações com o mundo.
O trabalho de construção do código escrito tem início no Berçário e Maternal e fazem parte das atividades sistematizadas nas turmas de Jardim. No Jardim , tem início o reconhecimento de números e numerais e a escrita aparece como cópia de caracteres. A partir da metade do ano, a escrita de números e letras passa a ter significado próprio, com o emprego dos respectivos sons das letras e das quantidades relacionadas aos números.

Para além da alfabetização, a Escola propõe o letramento, ou seja, a imersão das crianças no mundo das letras e da cultura. Ler não é apenas decodificar um texto escrito e escrever não é copiar letras e palavras. Leitura e escrita são necessariamente significativas, fazem sentido, expressam alguma coisa dentro de um contexto amplo e inserem a criança no mundo do conhecimento.

 
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